Para não confundir: Linguagem x Gênero
Olá, viajantes!
Hoje vou falar um pouco sobre uma distinção que parece nebulosa para muitos: linguagem e gênero.
O gênero é algo mais difundido, e que reconhecemos bem. Terror, Romance amoroso, Comédia, Comédia romântica, Aventura, Fantasia, Ficção científica, Realismo mágico, Drama e tantos outros são exemplos de gêneros de histórias.
Agora a linguagem parece ser mais nebulosa, e muita gente a confunde com gênero, principalmente quando se trata de histórias em quadrinhos. Seriam as HQs um gênero de histórias? A resposta é não. Assim como a Literatura, o Cinema, a TV e o Teatro, as HQs são uma linguagem que engloba vários gêneros.
Todas as linguagens elencadas acima, com suas particularidades e características próprias, são capazes de contar histórias de todos os gêneros apontados aqui, e muitos outros. Da mesma forma, todos os gêneros podem ser contados em diversas linguagens.
Isso fica mais claro quando consideramos as adaptações de obras de uma linguagem (muitas vezes chamada de mídia) para outra. Um livro de qualquer gênero pode ser adaptado para cinema, teatro ou quadrinhos, e vice-versa. O Senhor dos Anéis é um livro do gênero Fantasia que foi adaptado para o cinema, Evangelion é uma animação de Ficção científica que foi adaptada para o mangá. A Dona da História é uma peça de teatro de Comédia que foi adaptada para o cinema, e assim por diante.
Portanto, caros viajantes, lembrem-se: linguagem e gênero são duas coisas diferentes, mas intrinsecamente ligadas .
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário